Central de Notícias

Tópicos

Notícias gerais

AAS

   Compartilhar notícia

Os autores realizaram uma meta-análise dos estudos randomizados que compararam o uso de AAS versus placebo em pacientes sem doença aterosclerótica estabelecida. O desfecho primário foi mortalidade por todas as causas e o de segurança, sangramentos importantes. A análise reuniu um total de 157.248 indivíduos, de 11 trials.
No seguimento médio de 6,6 anos, AAS não se associou com menor risco de morte por qualquer causa (RR 0,98 IC 95%:0,93-1,02), entretanto se associou com aumento no risco de sangramento importante (RR 1,47 IC 95%:1,31-1,65 p<0,0001) e hemorragia intracraniana (RR 1,33 IC 95%:1,13-1,58 p=0,001).
Efeito similar na mortalidade e sangramentos foi observado em pacientes de alto risco cardiovascular (CV) e diabéticos.
AAS se associou com menor risco de IAM (RR 0,82 IC 95%:0,71-0,94 p=0,006), entretanto, esse resultado foi caracterizado por considerável heterogeneidade (I2=67%), e esse efeito é pouco evidente quando se restringe a análise aos estudos mais recentes.
A análise sequencial dos estudos confirma a falta de benefício do uso de AAS na mortalidade por qualquer causa até uma redução do risco relativo (RR) de 5%.
Os autores concluíram que, entre adultos sem doença CV estabelecida, o uso de AAS não está associado com redução na mortalidade por todas as causas, se associando, entretanto, com maior risco de sangramentos importantes. O uso rotineiro de AAS na prevenção primária precisa ser reconsiderado.

Referência: Mahmoud AN et al. Efficacy and safety of aspirin for primary prevention of cardiovascular events: a meta-analysis and trial sequential analysis of randomized controlled trials. European Heart Journal 2019;40(7):607–617.


Comentários

Responder
Jose Thorstenberg
20 Jul 2019
Não acredito em testes de um só composto ou fármaco. É tão imensa a quantidade de toxinas que recebemos de todas as firmas e de nutrientes diversos, vitaminas, AA, minerais, que é difícil mensurar as interações, sinergismos e antagonismos. Também não acredito na balela do colesterol pra vender estatinas. Tomo todos antioxidantes, inclusive NAC que produz Glutationa, Açafrão, etc, etc, etc. então ASS é analgésico, afina o sangue, SIM, e se minha PA subir (sou hipotenso), vou tonar, além da vitamina C