Central de Notícias

Tópicos

Endocrinologia

A abdominoplastia é benéfica em populações obesas?

   Compartilhar notícia

Novas pesquisas sugerem que, apesar de apresentar um risco substancial de complicações, a abdominoplastia e a paniculectomia resultam em alta satisfação do paciente e melhoria da qualidade de vida em pacientes com sobrepeso ou obesidade.

A revisão retrospectiva, publicada em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, analisou os resultados da cirurgia em 46 pacientes consecutivos com sobrepeso / obesidade submetidos a abdominoplastia ou paniculectomia por um período de 12 anos. Os pacientes também foram pesquisados sobre suas experiências.

A maioria dos pacientes (n = 37) foi submetida a abdominoplastia, enquanto nove foram submetidos a paniculectomia.

A taxa geral de complicações foi de 47,8%. As complicações maiores, definidas como complicações que requerem retorno à sala de cirurgia, ocorreram em quatro pacientes e as complicações menores, definidas como complicações que podem ser tratadas em um consultório, ocorreram em 18 pacientes.

Dos 36 pacientes que responderam à pesquisa, 94,4% disseram estar satisfeitos com o resultado final e 97,2% disseram que optariam pelo procedimento novamente. Mais de 97% dos pacientes relataram uma melhora na qualidade de vida após a operação.

Os autores disseram que "mesmo diante dessa taxa elevada de complicações, a satisfação do paciente é extremamente alta" e disseram que os resultados sugerem a viabilidade dos procedimentos de contorno corporal nessa população de pacientes.

Referências: Hammond DC, Chandler AR, Baca ME, Li YK, Lynn JV. Abdominoplastia na população com sobrepeso e obesidade: resultados e satisfação do paciente. Plast Reconstr Surg. 2019 Oct; 144 (4): 847-853. doi: 10.1097 / PRS.0000000000006018.


Comentários

Responder
Dr Jayro L. Borges
09 Jan 2020
Nihill