Central de Notícias

Tópicos

Infectologia

Aumento dos casos de Gonorreia

O mais recente relatório epidemiológico anual do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças sobre gonorreia.
Após um declínio nas taxas de notificação em 2016, o número de casos de gonorreia subiu 17% nos países declarantes da União Europeia / Espaço Econômico Europeu (UE / EEE), com mais de 89.239 diagnósticos confirmados em 2017, o que equivale a mais de 240 casos por dia.

Os números são publicados no relatório epidemiológico anual do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (CEPCD) sobre gonorreia para 2017. O relatório mostra que, na última década, 20 dos 28 países da UE / EEE reportaram consistentemente um aumento no número de casos de gonorreia notificados.

Entre 2008 e 2017, a França e Portugal tiveram um aumento de seis vezes, enquanto a Dinamarca e a Irlanda registraram um aumento de quase quatro vezes. Alguns países, como a Finlândia e a Suécia, registraram aumentos expressivos de mais de 40% com relação ao ano anterior.

Embora o aumento possa ser o resultado de melhores sistemas nacionais de vigilância e o uso de testes mais sensíveis, o ECDC afirma que os números merecem atenção, particularmente devido ao surgimento de gonorreia resistente aos esquemas antibióticos. No final do ano passado, o Reino Unido relatou dois casos de gonorreia resistentes à ceftriaxona, cefixima, tetraciclina, penicilina e ciprofloxacina e com resistência intermediária à azitromicina.

Referências: European Centre for Disease Prevention and Control. Gonorrhoea - Annual Epidemiological Report for 2017 . Published 25 April 2019.


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!