Central de Notícias

Caracterização das discrepâncias nos biomarcadores da doença de Alzheimer

   Compartilhar notícia

Alguns biomarcadores da doença de Alzheimer (DA) podem revelar estágios iniciais da doença, sugere um novo estudo.

A patologia da tau no líquido cefalorraquidiano (LCR) e a tomografia de emissão de pósitrons (PET) foram avaliadas a partir de uma coorte de 322 participantes da Iniciativa de Neuroimagem de Doença de Alzheimer. Os pacientes apresentavam comprometimento cognitivo (UC) (n = 213), comprometimento cognitivo leve (MCI) (n = 98) ou demência de DA (n = 11).

Limiares clinicamente relevantes para a tau fosforilada no LCR (P-tau) (≥26,64 pg / mL) e as meta-regiões de interesse (ROI) de flortaucipir-PET (ROI) (razão de valor de captação padrão -1,37) indicaram o status da tau dos participantes como CSF- / PET- (n = 210), LCR + / PET- (n = 63), LCR- / PET + (n = 15) e LCR + / PET + (n = 34).

Foram feitas comparações entre grupos tau positivo e tau negativo, variáveis demográficas e clínicas, carga de β-PET amilóide e ligação de flortaucipir-PET através de ROIs relacionadas ao estágio de Braak. As taxas de acúmulo de tau no LCR e declínio cognitivo também foram comparadas.

Um terço dos participantes apresentaram tau anormal no LCR ou foram tau positivos no ensaio do LCR e no PET.

 

Indivíduos tau-positivos apresentaram aumento da carga de β-PET amilóide. Os indivíduos tau-positivos tinham um histórico de acúmulo de tau acelerado no LCR, mas apenas pessoas com anormalidade tau-PET apresentaram um declínio significativo semelhante na cognição.

Os autores concluíram que a elevação do P-tau no LCR parece preceder a detecção de flortaucipir-PET e pode ocorrer antes do declínio cognitivo mensurável.

Referências: Meyer PF, Binette AP, Gonneaud J, Breitner JCS, Villeneuve S. Caracterização de Discrepâncias do Biomarcador da Doença de Alzheimer Utilizando Tau Fosforilado por Fluido Cerebrospinal e Tomografia por Emissão de Positron AV1451. JAMA Neurol. doi: 10.1001 / jamaneurol.2019.4749


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!