Central de Notícias

Tópicos

Infectologia

Covid-19: Perda de olfato pode ser permanente

   Compartilhar notícia

A perda de olfato causada pelo novo coronavírus pode ser permanente em alguns casos, indica estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que analisou a presença do sintoma em pacientes durante dois meses.

A pesquisa foi conduzida pelo departamento de rinologia da instituição, que avaliou um grupo de pacientes que apresentou hiposmia (baixa sensibilidade olfativa) ou anosmia (diminuição ou perda absoluta do olfato) como sintoma inicial da Covid-19. 

Em um período médio de dois meses, 143 pacientes foram reavaliados, e, destes, a perda da capacidade olfativa persistiu em 5% dos casos. O HC destaca que o tratamento precoce da condição maximiza as chances de recuperação completa dos sentidos. Os outros 95% reportaram recuperação total ou parcial dos sentidos. O estudo, com 655 pessoas, está em processo de revisão por uma revista científica.

 

 

A perda da capacidade olfativa é um dos sintomas iniciais da Covid-19 mais comuns. Um estudo realizado por pesquisadores europeus avaliou a incidência da condição em 2.013 pacientes diagnosticados com Covid-19. Destes, 87% relataram perde de olfato com um de seus sintomas, e outros 56% afirmaram ter sentido também a perda do paladar.

Fonte: HC USP


Comentários

Responder
Ali Nasrallah
18 Set 2020
Isso e exatamente que me sinto!
Responder
Lucas Pereira
17 Set 2020
Tive covid em maio só sinto um pouco o gosto dos alimentos, mas meu olfato não voltou. Há um mês comecei a sentir cheiro de amônia em tudo, mas agora não sinto nada de novo. E Essa parada na garganta continua desde o início sufocando.
Responder
Lucas Pereira
17 Set 2020
Corrigindo; mas meu olfato não voltou mais.
Responder
Lucas Pereira
17 Set 2020
Tive covid em maio só sinto um pouco o gosto dos alimentos, mas meu paladar não voltou. Há um mês comecei a sentir cheiro de amônia em tudo, mas agora não sinto nada de novo. E Essa parada na garganta continua desde o início sufocando.
Responder
Alexandre Vidigal
17 Set 2020
Amigos estou lendo os comentários parece que está me descrevendo. Tive todos os sintomas de covid em maio. Mas até hoje sinto cheiro de podre em tudo. Creme hidratantes. Perfumes. Desodorantes. Sabonetes. Tudo está com cheiro de ovo. Minha esposa não acreditava quando dizia isso a ela. Mostrei as mensagens de vocês aí ela acreditou.
Responder
Stefani
17 Set 2020
Tive covid em maio e pedi totalmente o olfato e paladar, com um tempo consegui sentir o cheiro e o gosto de longe... Parece q tem uma bola de catarro entre meu nariz e minha garganta... E não sai de jeito nenhum, sinto cheiros horríveis de ovo podre e não sinto mais os sabores nítidos de doces... Alguém tem a solução?
Responder
Lucimar campanha
17 Set 2020
tive covid com teste e diagnóstico positivo em 06 de junho fiz o tratamento completo e indicado e me recuperei rápido. Mas até hoje não recuperei nem olfato nem paladar. Tudo que sinto é um cheiro horrível de ovo queimado misturado com algo podre e fumaça não consigo descrever exatamente como é o cheiro, mas é horrível. O perfume o sabonete e produtos de limpeza alho, cebola, café, tudo é podre . Esra ficando insuportável viver sem saber quando que vou voltar a sentir os aromas de tudo. Me alimento por que sinto fome. Faz faz 100 dias hoje.
Responder
Saula
17 Set 2020
Tive covid em junho, na época só senti fortes dores de cabeça e dores nas costas, tomei a medicação e fiquei bem, mas há alguns dias tive uma crise de rinite com espirros e nariz ardendo muito e a partir daí perdi totalmente o olfato e o paladar,não sinto cheiro de nada e nem gosto.
Responder
Jorge
17 Set 2020
Nao fiz o exame de Covid . Mas a 3 meses atras , passei quase 1 mes sem sentir cheiro e com paladar um pouco diferente . Ai voltou ao normal . Passou um mês e comecei a sentir cheiro podre em tudo , ja estou com isso a quase 2 meses , ja esta ficando insuportavel , tudo tem mal cheiro . Espero que alguem tenha logo a soluçao para isso
Responder
Lucas Alves
17 Set 2020
Tive COVID há 4 meses, porém meu olfato e paladar não voltaram, é horrível
Responder
Bruno Aguiar Martins
17 Set 2020
Pessoal, é um pouco confortante ver que não sou apenas eu ou ser coisa da minha cabeça, ainda mais por ser estudante de medicina, eu tenho ficado louco tentando achar uma resposta/tratamento pra esse sintoma. Tive covid pouco sintomática há cerca de uns 2 meses. No entanto, há uma semana atrás, comecei a sentir um gosto insuportável de alho meio adocicado, com uma sensação meio podre em tudo! Comidas doces eu sinto muito menos, mas salgadas, principalmente com muitos temperos É IMPOSSÍVEL sentir prazer em comer. Tá sendo horrível isso. Tomara que essa parosmia seja passageira.
Responder
Thalita
16 Set 2020
Nossa, você conseguiu definir exatamente o cheiro/gosto ruim que sinto em tudo depois da COVID. Clara de ovo estragada e torrada. Tem sido insuportável viver assim. O mesmo gosto e cheiro ruim em cebola, alho, óleos vegetais de girassol e de soja, pasta de dente, milho, ovo, café e banana (esses dois, mais suaves). Eu tinha olfato e paladar excelentes, além do normal. Depois da COVID, fiquei sem sentir nada por uns 40 dias, daí voltou uns 70 a 80% e, uns 2 meses depois, começou esse cheiro/gosto insuportável... Os piores são alho e cebola. Cheguei a ficar com ódio dos vizinhos cozinhando “comida estragada” ou coisas exóticas, até perceber que eu é que estava com o olfato alterado.
Responder
Leonardo Willians
16 Set 2020
Comecei com sintomas a 10 dias ,e a 3 fui diagnosticado com covid, perdi totalmente o olfato e comecei a sentir esse cheiro de podridão em tudo ,como foi relatado por outras pessoas aqui ! Alguém conseguiu alguma forma de minimizar esse sintomas, seja por medicamento ou alguma outra forma? Se sim e poder ajudar de alguma forma, agradeço, pois é insuportável ficar assim.
Responder
Leonardo Willians
16 Set 2020
Estou com sintomas a 10 dias ,e a 3 dias fui diagnosticado com covid. Perdi o olfato totalmente, e comecei a sentir esse cheiro de podridão em tudo ,como foi relatado por várias pessoas acima. Alguém descobriu alguma forma de minimizar isso,seja por medicamentos ou alguma outra forma? Porque realmente é insuportável ficar desse jeito, não sei mais o que faço. Se alguém conseguiu alguma forma de minimizar e poder ajudar ,agradeço.
Responder
DANIEL TAVARES DE FRANÇA
16 Set 2020
Boa tarde. Pessoal, achei esse site pesquisando p parosmia e constatei q se trata de um fenômeno novo terrível... Só não dar p saber se passageiro ou permanente... Em março tive sintomas de covid e me consultei 4x com um otorrino, o diagnóstico era sempre o mesmo: Sinusite Crônica. Na quarta consulta fiz o exame p covid e deu negativo aí fui novamente uma 5° vez a um otorrino e fiz várias exames... Até polissonografia eu fiz e o resultado foi rinite, desvio de septo nasal e apneia do sono... Bem, p o meu problema só uma cirurgia corretiva de obstrução nasal com tratamento específico... No meu caso não foi covid-19, mas tb tô com parosmia, a distorção do olfato... É terrível esse fenômeno... A qualidade qualidadede vida cai muito e a pessoa não sabe o q fazer e em q esperar... No meu caso pus a minha confiança em Deus... Porém espero q a medicina traga alguma solução p esse mal... Tudo q eu como tem metade de cheiro e metade de gosto de gasolina ou plástico queimado... A outra metade do cheiro e gosto é da própria comida.. A mistura de cheiros as vezes é insuportável... Deus tem me ajudado... Não tem sido fácil... Os médicos diz em q isso sairá naturalmente, mas pode levar meses ou até anos... Sou evangélico... Pus minha confiança total em Deus... Alguma coisa Ele fará p todos nós. Q Deus ajude a todos nós.
Responder
Cristiane
16 Set 2020
Tive os sintomas de covid dia 14/07, fiz o exame deu detectável, fiquei afastada do trabalho por 14 dias. Demorou para voltar olfato e paladar mas voltou, só que a partir de ontem estou sentindo cheiro de fumaça de cigarro o tempo todo como se tivesse alguém fumando na minha frente.Não sei o que fazer pra passar esse cheiro insuportável que me persegue.
Responder
Josane
16 Set 2020
Eu também tive sintomas do covid, e agora sinto um cheiro diferente em alguns alimentos principalmente o cheiro do café está muito diferente
Responder
Michel
16 Set 2020
Tive a mesma sensação de cheiro de fumaça, durou uma semana e passou. Mas continuo com a sensação que os cheiros não são mais os mesmos, principalmente em perfumes masculinos, está insuportável o cheiro.
Responder
ilza de jesus correa
15 Set 2020
Tive covid confirmado no dia 08/06. O único sintoma que senti, foi a perda do olfato e paladar e até hoje não recuperei completamente. Sinto algum cheiro de vez em quando, mas viver assim é muito difícil.
Responder
Heloísa
15 Set 2020
Gente ... que triste! Estou na mesma situação. Cheiros que antes era deliciosos hoje são um horror. Até água tem cheiro e gosto ruim. Também obtive melhora depois do covid no olfato e paladar. Porém agora só sinto cheiro e gosto podre!
Responder
Emilly Macêdo
15 Set 2020
Depois das complicações com covid 19, sinto um desconforto terrível, passei tanto tempo sem sentir cheiro nem paladar e agora está voltando aos poucos e sinto um cheiro podre em tudo, o gosto das coisas está insuportável, fora o enjôo que sinto constantemente. Não aguento mais.
Responder
Vivianne Matos
14 Set 2020
Em Junho tive covid. Primeiro senti os sintomas mais fracos da covid como um resfriado e depois perdi o olfato por um mês aproximadamente. Quando eu já estava com cerca de 70% do olfato recuperado, em agosto comecei a sentir gostoso e cheiros ruins de alimentos como carne, pimenta de cheiro, coentro, cebola, chocolate, café... E produtos de limpeza e higiene como creme dental, sabonete, xampu, hidratante, desinfetante, detergente... Tá me causando um desespero!
Responder
Karina
14 Set 2020
Tambem estou tendo os mesmos sintomas, apos 3 meses de covid e uma possivel melhora no paladar, de uns dias p ca tudo piorou, cheiro estranho e gosto estranho em tudo! Estou fazendo tratamento c vitaminas a 1 mes, ainda nenhum sinal de melhora...
Responder
Lauriana de Faria
14 Set 2020
Fui diagnosticada com COVID há quase 3 meses. Recuperei somente 75% do meu olfato e paladar, além de que, agora estou sentindo um gosto horrível de amônia em certos alimentos.
Responder
Pedro Caetano
14 Set 2020
Tive Covid-19 no mês de Abril. Perdi completamente as sensações de cheiro e de gosto por 14 dias. Hoje 5 meses depois acredito que recuperei 90% deles. Infelizmente sinto frequentemente um cheiro desconfortável, semelhante a o de um produto químico, principalmente quando entro em contato com alguns odores específicos. Isso é algo tolerável, porém espero que descubram algum tratamento para esse problema.
Responder
Estella
13 Set 2020
Tive covid 2 vezes, da última vez que fiquei doente fui comer uma sopa sentir um gosto estranho (parecido cm ovo estragado), depois comecei a sentir cheiros podres, e faz no mínimo 2 ou 3 meses q estou assim. Não sei o que fazer é uma coisa insuportável.
Responder
Margaret
13 Set 2020
Tive covid em maio paladar e olfato voltou em junho tudo ok, de julho para cá sinto um odor insuportável de amônia principalmente (em perfume, chocolate, alguns sabonetes,
Responder
Thais Caroline
13 Set 2020
Tive perda do olfato à 3 meses atrás, conseguir recuperar após 15 dias, depois voltou novamente e desde então sinto o mesmo gosto em tudo e cheiro, ( mal gosto ) isso é horrível, não sei o que eu tenho que fazer.
Responder
Vitória
13 Set 2020
Eu estou assim faz uns 3 meses também...
Responder
leandro
13 Set 2020
tbm estou assim... gosto ruim percebi um dia q fui tomar coca-cola achei q estava vencida e café tem cheiro horrivel de ovo podre
Responder
Washington
12 Set 2020
Tive covid 19 em abril, e até hoje não recuperei meu olfato e meu paladar estar prejudicado, teve um período, em julho, que quiz recuperar, mas logo perdi e até hoje estou sem olfato
Responder
Francisca
11 Set 2020
Ainda não tinha visto comentários sobre esse fenômeno, estou sentindo esse cheiro e gosto esquisito, não estava entendendo nada , cheguei a pensar que era algum produto quimico que minha vizinha estava usando ate o dia que comi na casa de minha mãe e senti o mesmo gosto desagradável , é como se fosse clara de ovo estragada torrada, tive a covide em maio.
Responder
Analine
11 Set 2020
Eu e meu esposo estamos nessa situação, cheiro de podre na maioria dos alimentos principalmente carne e frango e também do café. Gente como é ruim !
Responder
Emilly
11 Set 2020
Estou na mesma situação, é horrível. Já tem 3 meses que perdi o olfato, depois recuperei um pouco e agora de algumas semanas pra cá estou sentindo esse mau cheiro em tudo que tem cheiro forte, nem carne consigo comer mais.
Responder
João Paulo Rocha
11 Set 2020
Também estou assim mas não tive covid mas faz uns dois meses que estou sem olfato
Responder
Davi antonio da silva
11 Set 2020
Tive covid entre maio e junho, perdi totalmente meu olfato, agora ja recuperei em torno de 80% mas sinto muito cheiro horrivel, tipo em cafe que adorava o cheiro, meu perfume carne de frango me da vontade de vomitar, um creme que adorava hoje tem cheiro horrivel, vou me consultar e ver se tem algum tratamento, peço a Deus que todos que estão com o mesmo problema que possam ser curados em nome de Jesus.
Responder
Danilo
11 Set 2020
Elisabete Orarei por sua vida! Sinto algo parecido a 1 mês Elisabete, estou observando o que pode ter feito meu olfato mudar pois ultimamente tenho a impressão de um tipo de parosmia com quase qualquer vapor de alimento, uma sensação olfativa nada agradável.
Responder
Elisabete
11 Set 2020
Eu tb tive civis a 4 meses arras e desde então não sinto bem cheiro muito menos o gosto do alimentos ao contrário sinto um cheiro horrível com a comida que me da náuseas e o gosto dos alimentos são horríveis meu Deus ja estou entrando em depressão choro dia e noite assim do nada e qua ndo vou tentar comer e que eu me desespero mesmo.
Responder
Laercio Batista
10 Set 2020
Amigo eu estou com esse mesmo problema a seis meses e ainda não voltou ao normal, não sinto cheio de quase nada e não sinto gosto de chocolate nem cheiro de perfume e muitas outras coisas para algumas coisas voltou ao normal mais para esses dois só sinto esse cheiro enjoado. Você conseguiu se recuperar ?, Se sim me explica como
Responder
Wine Rodrigues
09 Set 2020
Há mais ou menos 2 meses fui no posto de saúde relatar perda de olfato e paladar. À princípio voltei pra casa com os remédios prescritos pelo médico, incluindo a cloroquina. Quando tomava a medicação ficava mt mal... Ñ conseguia comer, o pouco q comia vomitava. Decidi parar de tomar pq aquilo tava me matando. Passados alguns dias percebi q ao invés de ñ tá sentindo cheiro algum ,meu olfato estava totalmente diferente. Até hj sinto um cheiro horrível da comida , detalhe q ñ é todo tipo de comida. Alguns cheiros tipo perfume ficam horríveis tbm no meu olfato. Lendo todos esse comentários, me pergunto se vou recuperar meu olfato novamente. Ps: fiquei de voltar no posto médico pra fazer o exame após 10 dias, que me foi recomendado mas, ñ fui. Enfim, acho q peguei covid mais até hj ñ tive diagnóstico. Meu irmão tbm ainda ñ recuperou o olfato e paladar. Praticamente msm caso q o meu.
Responder
Deiselene França dos Santos
09 Set 2020
Estou passando por isso também, quando falo as pessoas não acreditam, o cheiro q sinto me dá náusea.
Responder
Liciane
09 Set 2020
Estou com covid e estou sentindo cheiro e gostos horríveis de tudo já faz 13 dias .
Responder
Anne carolina
09 Set 2020
Tive Covid vai fazer 3 meses, fiquei muito mal... muita enxaqueca, uma coisa horrível! Perdi paladar e olfato totalmente, sentia muita náusea, cansaço no corpo, alguns dias tive febre. Fiquei de quarentena e tomei os remédios. Mas agora depois de todo esse tempo, meu paladar e olfato estão horríveis, sinto um cheiro ruim em tudo... gosto ruim em tudo. Parece que estou sentindo cheiro de tempero... nossa um cheiro e um gosto na boca horríveis. Fico me cheirando pra ver se não estou fedendo... constatei que de fato estou ruim pois não sinto nem o cheiro do meu perfume favorito. Carne, frango, me dá vontade de vomitar. Não sei mais o que fazer pra isso passar... alguém pode informar se existe um médico pra ver isso????
Responder
Vitoriano brito
07 Set 2020
Tive covid inicial em 13 de julho , tive diversos sintomas relatados pelos companheiros aqui , agora não perdi paladar , e o olfato até tenho mas do se reu me aproximar bem de perto para sentir o cheiro , e ainda tenho um dorzinha de cabeça frontal tipo sinusite .
Responder
Yara
05 Set 2020
Tive covid em julho e até hj não sinto cheiro, as vzs alguns lapsos, quanto ao paladar, alguns alimentos tem gostos estranhos, principalmente carnes, todos os tipos tem o mesmo sabor, um sabor amargo, ruim por sinal.
Responder
Luciana
05 Set 2020
Tive Covid em junho e até agora não recuperei os sentidos do olfato e paladar. Nos últimos dias, sinto um cheiro muito ruim para cosméticos e produtos de limpeza... muito ruim mesmo!!! Espero que volte ou que descubram algum tratamento.
Responder
Robson Barbosa de Sousa
05 Set 2020
também ainda não voltei a sentir cheiro tou muito preucupado,alguém de vcs que ficou assim já consegui algum tratamento.
Responder
Daine
05 Set 2020
Tive os sintomas de covid faz 4 meses porém não consegui fazer o exame apesar de ter tentado(Tive coriza e febre por 3 dias, fraqueza e dor no corpo, dor de cabeça horrível que não passava com nenhum analgésico que tomei e fiquei totalmente sem paladar e olfato por 16 dias, após esse período voltei a sentir levemente o doce e salgado, porém até o dia de hoje meu paladar e olfato nunca mais foram os mesmos, tbm o cheiro de algumas coisas está muito estranho tipo o alho qdo vou cozinhar o cheiro é estranho de mais, sem contar que o café que é algo que sempre amei sentir o cheiro até hoje não sinto nada! Espero de coração que possa voltar a sentir cheiro e gosto plenamente das coisas.
Responder
Ana
04 Set 2020
Desde maio estou sem o olfato, passei 30 dias com a perda total. Após isso, sinto cheiro estranho de algumas coisa, nao sinto o cheiro bom em nada. É sempre um cheiro enjoativo ou ruim e sinto cheiro onde ninguém mais sente. Percebo que estou perdendo meu paladar, principalmente em coisas doces. Não desejo isso a ninguém, só quem está passando por isso sabe o sofrimento que é. Não consigo nem sentir o cheiro dos meus sobrinhos que ja me da enjoo. Tem 37 dias que iniciei o tratamento e até então nenhum resultado...
Responder
Beatriz
03 Set 2020
Não fiz o exame de covid pra ter certeza. Mas estou com dor de cabeça leve e sem sentir cheiro nem gosto de nada tem duas semanas. É horrível! Lendo os comentários estou mais assustada por ver que a maioria não voltou a sentir gosto e cheiro. :(
Responder
Jessyca monte
02 Set 2020
Gente eu não consigo sentir mal odores, meu olfato voltou pela metade. Se for fumaça, gás, queimado e qualquer outro ruim não consigo sentir.
Responder
Antônia crislene Correia
01 Set 2020
A minha dúvida se isso pode ser permanente, estou mas de meses e não sinto paladar nem olfato.
Responder
Kessia
01 Set 2020
Como estar sendo o seu tratamento também estou assim?
Responder
Fabiana
31 Ago 2020
Fico aliviada por saber que existem outras pessoas com os mesmos sintomas que eu. Tive covid em março e até hoje não recuperei meu olfato e paladar totalmente e ainda sinto gosto e cheiro estranho, curiosamente esse gosto/cheiro estão presentes em alimentos quentes.
Responder
Márcia Gomes
31 Ago 2020
Minha filha teve covid já tem mais de 90 dias e ainda não sente o cheiro e gosto e tem dores de cabeça frequente.
Responder
Dayane Alves
31 Ago 2020
Estou sem olfato e sem paladar a 1 semana
Responder
Gleice
30 Ago 2020
Meu Deus, eu to até aliviada de saber que outras pessoas estão como eu! Perdi totalmente olfato e paladar em abril e até hoje não recuperei totalmente, e sinto cheiros estranhos, aliás muita coisa tem cheiro ruim, o mesmo cheiro pra tudo e não existe!!! Estou desesperada, a ciência precisa achar um jeito pra isso, pelo visto tem muita gente assim.
Responder
Larissa Lacerda
27 Ago 2020
Tive COVID em março, perdi olfato e paladar. Voltaram totalmente uns 12 dias depois. Mas a partir de julho comecei a sentir uns cheiros diferentes. Agora em agosto apareceu uma cacosmia (sinto um cheiro estranho que não existe, em algumas coisas, mas depois passa). Comecei a tratar agora e vou ver no que dá.
Responder
Alice
14 Ago 2020
Tenho observado hiposmia e anosmia após meses da doença em alguns pacientes
Responder
Willa Corcini
14 Ago 2020
Eu tive covid há 4 meses com perda total do olfato e paladar e até hoje não sinto cheiro e o que sinto tem cheiro diferente do que conheço, ainda não sinto paladar de todos alimentos!!!
Responder
Tiberio
14 Ago 2020
Hoje estou no 12 dia de sintomas e permaneço com anosmia total e perda de paladar principalmente a salgado
Responder
Haicha
14 Ago 2020
Tive COVID-19 em maio, abri o quadro com anosmia e ageusia. O paladar recuperei, mas continuo com anosmia que se intercala com momentos de hiposmia.
Responder
Fernanda
13 Ago 2020
Tive COVID em abril. Durante a fase ativa da doença, tive anosmia e ageusia. Aos poucos, o paladar voltou, mas continuo com uma anosmia seletiva (apenas cheiros ruins) e, ultimamente, tenho todo alucinações olfatórias, sinto cheiros que não existem! Isso é angustiante.
Responder
Henrique
13 Ago 2020
Meu único sintoma foi anosmia, iniciada há 2 meses. Hoje, mantenho hiposmia.
Responder
Andréa
13 Ago 2020
Tive covid no final de junho perdi olfato e paladar, meu paladar até hoje no primeiro momento sinto o gosto e depois ele some. Muito triste tudo isso.
Responder