Central de Notícias

Tópicos

Notícias gerais

Dieta saudável pode ajudar a prevenir doenças renais

   Compartilhar notícia

Um padrão alimentar saudável está associado a uma incidência 30% menor de doença renal crônica.

Um padrão alimentar saudável pode prevenir doenças renais crônicas (DRC) e albuminúria, de acordo com uma nova análise publicada no Clinical Journal da American Society of Nephrology.

Os pesquisadores examinaram dados de 18 estudos com 630.108 participantes sem DRC no início do estudo para avaliar as associações entre os padrões alimentares e a incidência de DRC.

Eles encontraram um padrão alimentar saudável, como aqueles que eram ricos em grãos integrais, vegetais, frutas, legumes, nozes e peixe e tiveram uma menor ingestão de carnes vermelhas e processadas, bebidas adoçadas com sódio e açúcar, foi associado a uma menor incidência de DRC (odds ratio [OR] 0,70; IC95% 0,60-0,82; I2 = 51%; oito estudos) e incidência de albuminúria (OR 0,77; IC95% 0,59-0,99; I2 = 37%); quatro estudos).

Não parece haver associação significativa entre padrões alimentares saudáveis e declínio na taxa estimada de filtração glomerular (TFGe).

 

 

Os autores disseram que as descobertas aumentam a base acumulada de evidências que apoiam os benefícios da adesão a padrões alimentares saudáveis para condições crônicas. "Com base nos resultados desta revisão, um padrão alimentar saudável (possivelmente a dieta mediterrânea) e / ou intervenções que testem a eficácia das diretrizes alimentares precisam ser estudados em ensaios clínicos randomizados", concluíram.

Referências: Bach KE, Kelly JT, Palmer SC, Khalesi S, Strippoli GFM, Campbell KL. Padrões alimentares saudáveis e incidência de DRC CJASN setembro de 2019; CJN.00530119. DOI: 10.2215 / CJN.00530119


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!