Central de Notícias

Tópicos

Notícias gerais

Envelhecimento cerebral em pessoas com HIV

   Compartilhar notícia

Um estudo publicado na Clinical Infectious Diseases investigando a potencial interação entre a infecção pelo HIV e o envelhecimento do cérebro, incluindo o papel da carga viral, encontrou evidências de alteração do envelhecimento funcional e estrutural do cérebro em pessoas com HIV (HP).

A análise incluiu 323 portadores do HIV, dos quais 230 tinham carga viral indetectável (≤50 cópias genômicas / ml) e 93 tinham carga viral detectável (> 50 cópias / ml). Seus biomarcadores de ressonância magnética (MRI) foram comparados com 206 controles não infectados pelo HIV. As informações de ressonância magnética foram usadas para quantificar o fluxo sanguíneo cerebral da substância cinzenta e o envelhecimento estrutural. Neuropsicológico testou o desempenho cognitivo dos participantes.

Os resultados mostraram que as associações entre idade e fluxo sanguíneo cerebral variaram com a carga viral, sendo significativamente mais negativas no grupo detectável do que no indetectável. O envelhecimento cerebral estruturalmente previsto foi acelerado em portadoresdo HUV versus controles, independentemente da carga viral, e foi associado à redução da velocidade psicomotora.

Essas descobertas sugerem que o envelhecimento do cérebro no HIV é multifacetado, dizem os autores. Enquanto o fluxo sanguíneo cerebral depende da idade e da carga viral, o envelhecimento estrutural reflete o estado serológico e é independente da carga viral. O HIV e o envelhecimento interagem para promover mudanças fenotípicas, aumentando a inclinação das curvas da patologia, concluem eles.

Petersen KJ, Metcalf N, Cooley S, Tomov D, Vaida F, Paul R, et al. Envelhecimento cerebral acelerado e redução do fluxo sanguíneo cerebral em pessoas com HIV. Clin Infect Dis. 2021.


Comentários

Responder
ELOY THEODORO JOSÉ DO PRADO
13 Mai 2021
Matéria muito interessante. Deixo o feedback para se atentarem a escrita, pois há alguns erros que acredito serem de digitação.