Central de Notícias

Tópicos

Infectologia

Transmissão via sexual da Dengue!

   Compartilhar notícia

Primeiro caso confirmado de dengue transmitida sexualmente

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) deverá lançar uma rápida avaliação de risco após relatos do primeiro caso confirmado de dengue transmitida sexualmente.

Em 7 de novembro, os meios de comunicação social espanhóis relataram dois casos confirmados de dengue em homens que têm relações sexuais em Madrid. O caso mais recentemente comunicado era de um homem que não viajou para fora de Espanha. Após a confirmação deste caso, o parceiro do doente, que teve sintomas semelhantes, também foi testado e foi confirmado como positivo para dengue. O doente tinha um histórico recente de viagens para Cuba e para a República Dominicana.

A sequenciação genética confirmou que a estirpe viral de ambos os casos é idêntica. Exames complementares de diagnóstico mostraram que o vírus também é semelhante aos vírus de dengue que circulam em Cuba.

“Na ausência de dados que corroborem a transmissão vetorial ou outras vias conhecidas de exposição à infecção por dengue, consideramos que o caso autóctone foi provavelmente infectado através de transmissão sexual,” afirmou o ECDC no seu Relatório de Ameaças de Doenças Transmissíveis mais recente.

O ECDC afirmou não ter conhecimento de qualquer relato anterior de transmissão de dengue sexual confirmada entre homens. No entanto, um artigo científico havia descrito anteriormente um caso provável de transmissão sexual de mulher para homem.

Referências: European Centre for Disease Prevention and Control. Communicable Disease Threats Report. Week 45, 3-9 November 2019 . Published online 8 November 2019.


Comentários

Responder
Paulo Roberto S.Tavares
22 Nov 2019
É preciso nova pesquisa. Sem dúvidar claro idoneidade fdesta pesquisa. O virus precisa de um transmissor. Um transmissor específico Aedes aegypti ou até o Aedes albopictus. O que se sabe até agora. Vamos aguardar.
Responder
paulo
21 Nov 2019
Eh sempre causada pela picadura mesmo !
Responder
Jonatas
21 Nov 2019
Legal o estudo. Mas me digam uma coisa. O mosquito da foto tomou anabolizante? Tá do tamanho de uma barata!!
Responder
marcelo Braganceiro
19 Nov 2019
Suspeitei desde o princípio! :/
Responder
Dr Jhppinto
19 Nov 2019
Alerta para as autoridades sanitárias brasileiras !