Central de Notícias

Tópicos

Notícias gerais

Gestão do câncer de pulmão de pequenas células na Europa.

   Compartilhar notícia

Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Câncer de Pulmão da Organização Europeia de Pesquisa e Tratamento do Câncer (EORTC) descobriu que a radioterapia única diária (60-66Gy em 30-33 frações) continua sendo o fracionamento de radioterapia mais prescrito para os casos de estágio inicial de câncer de pulmão de pequenas células (LS-SCLC), apesar dos resultados do estudo CONVERT.

O estudo CONVERT concluiu que a quimiorradioterapia simultânea duas vezes ao dia deve ser considerada o padrão de atendimento no LS-SCLC localizado. Foi realizada uma pesquisa para avaliar o impacto dos resultados do CONVERT na prática clínica.

Quase 200 respostas foram analisadas. A maioria dos entrevistados (88%) estava ciente do estudo CONVERT. A radioterapia uma vez ao dia foi o regime mais usado, mas o uso de radioterapia concomitante com quimioterapia aumentou após a publicação do CONVERT (32% antes de vs 42% após a publicação; P = 0,053).

Os principais motivos para não implementar o regime de radioterapia associado à quimioterapia após a publicação do CONVERT foram questões logísticas (44%), inconveniência para os pacientes (28%) e a ausência de uma diferença estatística de sobrevida entre os dois braços no CONVERT (19%).

As diretrizes SCLC atualizadas da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) são esperadas para 2020. Os autores dizem que uma pesquisa repetida da prática deve ser realizada após a publicação das diretrizes.

 

Referências: Levy A, Hendriks LEL, Le Péchoux C, Falk S, Besse B, Novello S, et al; Grupo de Câncer de Pulmão EORTC (EORTC LCG). Gerenciamento atual do impacto do ensaio SCLC em estágio limitado e CONVERT: Resultados da pesquisa do EORTC Lung Cancer Group. Lung Cancer Oct 2019; 136: 145-147. doi: 10.1016 / j.lungcan.2019.08.007. PMID: 31520867.


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!