Central de Notícias

Tópicos

Notícias gerais

Gestão do câncer de pulmão de pequenas células na Europa.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Câncer de Pulmão da Organização Europeia de Pesquisa e Tratamento do Câncer (EORTC) descobriu que a radioterapia única diária (60-66Gy em 30-33 frações) continua sendo o fracionamento de radioterapia mais prescrito para os casos de estágio inicial de câncer de pulmão de pequenas células (LS-SCLC), apesar dos resultados do estudo CONVERT.

O estudo CONVERT concluiu que a quimiorradioterapia simultânea duas vezes ao dia deve ser considerada o padrão de atendimento no LS-SCLC localizado. Foi realizada uma pesquisa para avaliar o impacto dos resultados do CONVERT na prática clínica.

Quase 200 respostas foram analisadas. A maioria dos entrevistados (88%) estava ciente do estudo CONVERT. A radioterapia uma vez ao dia foi o regime mais usado, mas o uso de radioterapia concomitante com quimioterapia aumentou após a publicação do CONVERT (32% antes de vs 42% após a publicação; P = 0,053).

Os principais motivos para não implementar o regime de radioterapia associado à quimioterapia após a publicação do CONVERT foram questões logísticas (44%), inconveniência para os pacientes (28%) e a ausência de uma diferença estatística de sobrevida entre os dois braços no CONVERT (19%).

As diretrizes SCLC atualizadas da Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) são esperadas para 2020. Os autores dizem que uma pesquisa repetida da prática deve ser realizada após a publicação das diretrizes.

 

Referências: Levy A, Hendriks LEL, Le Péchoux C, Falk S, Besse B, Novello S, et al; Grupo de Câncer de Pulmão EORTC (EORTC LCG). Gerenciamento atual do impacto do ensaio SCLC em estágio limitado e CONVERT: Resultados da pesquisa do EORTC Lung Cancer Group. Lung Cancer Oct 2019; 136: 145-147. doi: 10.1016 / j.lungcan.2019.08.007. PMID: 31520867.


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!