Central de Notícias

Tópicos

Infectologia

HIV ELIMINADO DO GENOMA PELA PRIMEIRA VEZ

Estudo publicado na Nature Communications nesta terça-feira (2) combinou medicamento que reduz o vírus com edição genética em camundongos. Pesquisadores da Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos, conseguiram eliminar o HIV de todo o genoma de um animal vivo pela primeira vez por meio de um medicamento de ação lenta e edição de genes. Isso é o que mostrou um estudo publicado nesta terça-feira (2) na Nature Communications:

A eliminação do HIV-1 requer depuração e remoção do DNA pró-viral integrado a células e tecidos infectados. Em pesquisa recente, a terapia antiviral de liberação e ação lenta de longa duração (LASER ART) e a edição gênica através da técnica CRISPR-Cas9, demonstram o clearance viral em reservatórios infecciosos latentes em camundongos infectados pelo HIV-1. Os fragmentos de DNA subgenico do HIV-1, abrangendo as porções terminais longas e o gene Gag, foram excisados in vivo, resultando na eliminação do DNA pró-viral integrado. O vírus não é detectado no sangue, no tecido linfoide, na medula óssea e no cérebro por meio de PCR, bem como por testes de RNAscope. Não foram detectados efeitos fora do alvo mediados pelo CRISPR-Cas9. A transferência adotiva de imunócitos humanos de animais tratados com vírus, com duplo tratamento para camundongos humanizados não infectados, não produz vírus da progênie infecciosa. A descoberta sugere que essa poderia ser a base para a cura da doença, com testes clínicos em humanos previstos para ter início no segundo semestre de 2020.

FONTE: https://www.nature.com/articles/s41467-019-10366-y


Comentários

 
Responder
gerbi
15 Jul 2019
Aguardo com ansiedade e interesse os estudos em humanos e estaremos irmanados nesta que pode ser a principal conquista do século XXI SALVANDO E PROTEGENDO VIDAS.
Responder
PATRICIA CAVALCANTE CASTRO DO NASCIMENTO
10 Jul 2019
Meu Deus que lindo que realmente tenha sucesso
Responder
Anderson
10 Jul 2019
Perfeito! Que realmente seja o alívio para aqueles que necessitam! Fé!
Responder
Maria
10 Jul 2019
Q bom!