Central de Notícias

Tópicos

Notícias gerais

Inteligência artificial tão eficaz quanto os profissionais no diagnóstico da doença?

Uma nova análise sugere que a inteligência artificial (IA) pode detectar doenças a partir de exames de imagem com níveis de exatidão semelhantes aos de profissionais de saúde; no entanto, os seus autores alertaram que, com apenas um pequeno número de estudos de alta qualidade no qual se basear para alcançar esta conclusão, o verdadeiro poder da IA continua por definir.

Os investigadores realizaram uma revisão sistemática e meta-análise de todos os estudos que comparam o desempenho de modelos de aprendizagem profunda e profissionais de saúde na detecção de doenças a partir de exames de imagem. Foram incluídos oitenta e dois artigos publicados entre 2012 e junho de 2019.

A análise de dados de 14 estudos que comparam o desempenho da aprendizagem profunda com humanos na mesma amostra encontrou uma sensibilidade agrupada de 87,0% para modelos de aprendizagem profunda e 86,4% para profissionais de saúde, e uma especificidade agrupada de 92,5% para modelos de aprendizagem profunda e 90,5% para profissionais de saúde.

Os autores observaram que foram frequentes várias “deficiências metodológicas” na maioria dos estudos incluídos. Declararam que poucos estudos apresentaram resultados validados externamente, ou que compararam o desempenho de modelos de aprendizagem profunda e de profissionais de saúde utilizando a mesma amostra. Também foi prevalente a má comunicação de resultados.

No artigo publicado no Lancet Digital Health, os autores afirmaram serem necessários padrões mais elevados de investigação e comunicação para melhorar as futuras avaliações.

Referências: Liu X, Faes L, Kale AU, Wagner SK, Fu DJ, Bruynseels A, et al. A comparison of deep learning performance against health-care professionals in detecting diseases from medical imaging: a systematic review and meta-analysis. Lancet Digital Health. Published online September 24, 2019. DOI: 10.1016/ S2589-7500(19)30123-2


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!