Central de Notícias

Tópicos

Notícias gerais

Novo tratamento oral para dermatite atópica moderada a grave

   Compartilhar notícia

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou a concessão de uma licença para o baricitinibe (Olumiant) para tratar a dermatite atópica moderada a grave em adultos candidatos à terapia sistêmica.

Estima-se que até 7 por cento dos adultos na Europa tenham dermatite atópica. A proporção com a forma moderada a grave da doença é de aproximadamente 30 por cento. Um em cada quatro adultos com a doença relata seu início na idade adulta.

O baricitinibe atua bloqueando a ação das Janus quinases (JAKs) que medeiam as vias envolvidas no processo inflamatório na dermatite atópica. É o primeiro inibidor de JAK para tratar dermatite atópica moderada a grave em pacientes adultos candidatos à terapia sistêmica na UE.

A opinião da EMA baseia-se principalmente em dados de três estudos de fase 3, randomizados, duplo-cegos e controlados por placebo de 16 semanas. Em todos os três estudos, o baricitinibe demonstrou ser mais eficaz do que o placebo em atingir a Avaliação Global do Investigador 0 ou 1 na semana 16.

Os efeitos colaterais mais comuns incluem aumento do colesterol LDL, infecções do trato respiratório superior e dor de cabeça.

O parecer da EMA será agora enviado à Comissão Europeia para adoção de uma decisão sobre uma autorização de introdução no mercado a nível da UE.

Referências: Agência Europeia de Medicamentos. Novo tratamento oral para dermatite atópica moderada a grave. EMA / 390605/2020. 18 de setembro de 2020.


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!