Central de Notícias

Tópicos

Notícias gerais

O exame físico se tornou obsoleto?

Com a tecnologia desempenhando um papel maior na medicina, alguns pesquisadores questionaram se o exame físico ainda é uma ferramenta valiosa.

Embora a maior disponibilidade de tecnologias de diagnóstico tenha criado um debate sobre se os exames físicos ainda são necessários na prática, um novo estudo sugere que, além de fornecer informações diagnósticas, o próprio ato dos exames físicos em si pode ser terapêutico.

Para o estudo, os pesquisadores conduziram entrevistas com 16 médicos de família no Canadá sobre suas experiências na realização de exames físicos.

Guiada pelos princípios da fenomenologia, que considera como os seres humanos experimentam um determinado fenômeno, como o próprio exame físico, a pesquisa descobriu que, além das informações diagnósticas obtidas, os benefícios empáticos de "imposição das mãos" serviam como um importante lembrete do papel do médico como curador.

Foi uma visão comum que o exame físico ajudou a promover uma relação médico-paciente saudável e os participantes experimentaram o exame físico como “parte integrante de ser um bom médico”, descobriu o estudo.

Apresentando os resultados do estudo nos Anais de Medicina de Família, os autores disseram: “Embora reconhecendo as vantagens oferecidas pela tecnologia, não devemos descartar o exame físico como uma ferramenta. Em vez disso, combinar a ciência e a arte da prática clínica é um domínio importante do conhecimento. É uma forma de comunicação não-verbal dentro das relações médico-paciente que promove o rapport e a confiança ”.


Referências: Kelly MA , Freeman LK , Dornan T . Family Physicians' Experiences of Physical Examination. Ann Fam Med. 2019 Jul;17(4):304-310. doi: 10.1370/afm.2420. 


Comentários

Responder
Laerte Damaceno
18 Set 2019
No atual paradigma que ainda há uma remanescência de uma medicina divina feita pelas mãos dos médicos, o exame físico ainda tem sim sua relevância. No entanto as novas gerações de pacientes vivendo a era da internet 5.0 a cultura será outra e esta relação médico-paciente será cada vez menos compreendida. A tecnologia sim vai tornar o exame clínico, uma espécie de pajelança é totalmente incompreendida.
Responder
Luiz Fernando Daneluz
17 Set 2019
O exame físico é ato médico, arte e ciência juntas que nenhuma tecnologia pode superar. O olhar , o toque e a relação médico paciente só são possíveis por contato humano . Isso enobrece essa profissão porque com esta ferramenta aparentemente simples mas embarcada de verdadeiro capital intelectual e de habilidades que só podem ser conquistadas com vocaçao , conseguem chegar a diagnósticos apurados , indicar tratamentos e avaliar prognósticos ao mesmo tempo.
Responder
Jose Alexandre Gonçalves
15 Set 2019
INFELIZMENTE VIVEMOS A ERA DA T.I. A ERA DA ROBOTIZACAO DA MEDICINA ,ONDE O MEDICO MAL OLHA PARA O PACIENTE , E LOGO PEDE EXAMES QUE SERIAM COMPLEMETARES. AS CONSEQUENCIAS ; AS MAIS ESTUPIDAS E IATROGENICAS POSSIVEIS . VAMOS ESCUTAR , ,INSPECIONAR , PALPAR, PERCURTIR E AUSCULTAR... RESTAURANDO ASSIM A RELACAO SIMBIOTICA ENTRE MEDICO- PACIENTE -FAMILIARES.
Responder
Dr Rafael
13 Set 2019
eu concordo com vc.
Responder
Gilberto Luiz dos Santos Salgado
13 Set 2019
Inadmissível anamnese sem exame físico estabelecer diagnóstico em medicina. Hoje o paciente vai ao médico que acha que pedindo exames (overdiagnostico) consegue estabelecer o diagnóstico. Excesso de faculdades qualificadas, perda dos grandes médicos da medicina, ma prática clínica, contribuem para a ma qualidade da medicina atual especificamente no Rio de Janeiro. A utilização da tecnologia vem afastando cada vez mais o médico do paciente. O estetoscópio é um objeto em desuso. Estou cada vez mais convicto que o ensino médico de 100 anos atrás era superior ao atual.
Responder
Evandro Rodrigo Luchetta
12 Set 2019
Olá! Deixa ver se eu entendi: então foi realizado um estudo para verificar a importância do exame físico, devido a grande inovação tecnológica na Medicina? Aff, coisa desnecessária. É claro que o exame físico é essencial, seja como método diagnóstico, seja como alicerce de uma boa relação médico-paciente, seja como norte para exames complementares, quando estes forem necessários. Falam tanto de humanização... Mas o dia-a-dia tem mostrado o quanto amamos a tecnologia, o quanto solicitamos exames complementares desnecessários, quão distante tem ficado a relação entre o médico e aquele que o procura... Vivemos tempos de solidão, de ambientes virtuais, e chegará a hora que o médico, carne e osso, será desnecessário. Para mim é um fato muito triste.
Responder
Claudio Arantes
11 Set 2019
Formado há muitos anos guardo no íntimo de minha prática a realização de um bom exame físico. O exame, ainda que direcionado e objetivo devido ao tempo curto, indica qual a tecnologia a ser utilizada com maior eficiência no controle de custos. Além do papel humanizador e preventivo no quesito judicial o EF transmite ao paciente atento que o profissional é mais ciente e seguro no que faz.
Responder
Alexandre Moura
10 Set 2019
Imprescindível!!
Responder
Arlindo
10 Set 2019
Sem anamnese e físico é a essência da consulta médica
Responder
FRANCISCOJOSÉ DOS SANTOS
10 Set 2019
Uma anamnese e um exame físico bem feito direcionam o diagnóstico em torno de 85%.
Responder
Samuel Reibscheid
10 Set 2019
Indubitavelmente, a tecnologia trouxe grande contribuição à Medicina mas, ao mesmo tempo, a Medicina se tornou extremamente cara. Tenho visto com frequência, o doente entrar num pronto atendimento com queixas, por exemplo, de pneumonia e o médico pedir uma tomografia computadorizada, sem obter uma história adequada e sem exame clínico: uma boa história e um exame clínico bem feito proporcionam com frequência 75-80% um diagnóstico correto e orientam a pedir algum exame complementar, não aleatório 1.- Relacionamento médico-doente nulo 2.- Excesso de exames desnecessários. 3.- O exame complementar por si só não fornece um diagnóstico de certeza
Responder
vera
10 Set 2019
Exame fisico, olhar o paciente,conversar ,se inteirar com problemas do mesmo. Importante!!
Responder
Luciano M. Eskenassis
10 Set 2019
Mesmo com toda a tecnologia, o exame físico é absolutamente necessário!
Responder
Maria
10 Set 2019
Mas no Canadá os médicos muitas vezes nem olham o paciente! Tenho vários conhecidos lá que relatam isso em atendimentos em PS e em consultas com med família. Muitas vezes nem vêm o médico, só recebem a receita entregue pelo enfermeiro.
Responder
Augusto Almeida
10 Set 2019
Com o modismo da tecnologia, muitos profissionais se esquecem do exame físico ou mesmo não sabem fazer.
Responder
Ekaterini Goudouris
10 Set 2019
Exame físico bem feito muitas vezes torna desnecessário um exame complementar, direciona muito mais precisamente esses exames e muitas vezes, permite interpretar resultados de exames complementares.
Responder
Carlos R. Barbato
10 Set 2019
Concordo plenamente