Central de Notícias

Tópicos

Cardiologia

Otimismo pode reduzir risco cardiovascular

   Compartilhar notícia

Intervenções para promover otimismo podem ser benéficas, sugerem novas descobertas.

Novas pesquisas sugerem que o otimismo está associado a um menor risco de eventos cardiovasculares e mortalidade por todas as causas, com os autores sugerindo que a promoção do otimismo e a redução do pessimismo podem ser importantes para a saúde preventiva.

 

Os pesquisadores realizaram uma meta-análise e revisão sistemática de estudos que investigaram a associação entre otimismo e pessimismo e eventos cardiovasculares e/ou mortalidade por todas as causas. A metanálise incluiu 15 estudos com 229.391 participantes.

 

A análise combinada mostrou que o otimismo estava significativamente associado a uma diminuição do risco de eventos cardiovasculares (risco relativo [RR] 0,65; IC 95% 0,51-0,78; P <0,001) e mortalidade por todas as causas (RR 0,86; IC 95% 0,80-0,92; P <0,001).

 

"Os resultados desta meta-análise parecem apoiar o estabelecimento de intervenções que podem diminuir o pessimismo e promover o otimismo entre os pacientes clínicos", disseram os autores no JAMA Network Open. Eles observaram que vários estudos relataram que o pessimismo pode ser reduzido e o otimismo aprimorado através do uso de terapia cognitivo-comportamental e técnicas psicológicas positivas, "tornando essas técnicas potencialmente adequadas para uso em programas de reabilitação cardíaca e em outros grupos".

 

 

Os autores concluíram que estudos futuros "devem procurar definir melhor os mecanismos de comportamento biológico subjacentes a essa associação e avaliar o benefício potencial de intervenções destinadas a promover otimismo ou reduzir o pessimismo".

 

Referências: Rozanski A; Bavishi C, Kubzansky LD, Cohen R. Associação de Otimismo com Eventos Cardiovasculares e Mortalidade por Todas as Causas Uma Revisão Sistemática e Meta-análise. Rede JAMA aberta. 2019; 2 (9): e1912200. doi: 10.1001 / jamanetworkopen.2019.12200.


Comentários

Responder
Marcelo Braganceiro da Silva
15 Jan 2020
O espírito elevado, o otimismo e o altruísmo, são os alicerces para a prevenção e enfrentamento das patologias. E esse texto veio corroborar isso grandemente.