Central de Notícias

Tópicos

Notícias gerais

Probióticos podem ajudar a melhorar a perda de peso em crianças obesas

Os suplementos probióticos podem aumentar a perda de peso e melhorar a saúde metabólica de crianças obesas, de acordo com uma pesquisa apresentada esta semana na 58ª Reunião Anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica.

O estudo duplo-cego randomizou 54 crianças obesas com idades entre 6 e 14 anos, que estavam seguindo um plano de dieta e exercício, para receber uma cápsula probiótica contendo Bifidobacterium longum, Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus por 12 semanas (n = 30) ou placebo (n = 24)

O estudo constatou que o consumo de probióticos reduziu significativamente o índice de massa corporal (IMC), marcadores inflamatórios, triglicerídeos, glicemia de jejum, insulina e avaliação do modelo de homeostase da resistência à insulina (HOMA-IR; P <0,05) em comparação ao grupo controle.

A equipe agora planeja realizar estudos maiores examinando o efeito dos probióticos na saúde metabólica de crianças obesas e estender suas investigações para analisar como elas alteram o intestino, com o objetivo de entender melhor a ligação entre bactérias intestinais e risco de obesidade.

“A obesidade infantil é um problema crescente que precisa de intervenção precoce para evitar problemas de saúde a longo prazo; tratamentos baseados em microbiomas podem ser uma estratégia nova e mais eficaz para combater esta grave epidemia ”, disse o autor, professor Rui-Min Chen, do Hospital Infantil de Fuzhou, na província de Fujian, na China.

 

Referências: Chen R, Ai Z, Yang X, Zhang Y, Yuan X. Efeito da ingestão de probióticos em crianças obesas. Apresentado na Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica 2019. Viena, Áustria. 19-21 de setembro de 2019. Resumo P1-191.


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!