Central de Notícias

Tópicos

Cardiologia

Qual a quantidade de exercício indicada para pacientes com doença arterial coronariana?

   Compartilhar notícia

Conclusões de uma análise de dados do registro CLARIFY.

Atividade física vigorosa uma ou duas vezes por semana está associada a resultados cardíacos superiores em pacientes com doença arterial coronariana estável (SCAD), de acordo com uma nova pesquisa publicada no European Journal of Preventive Cardiology.

O estudo analisou dados do registro internacional CLARIFY de 32.370 pacientes ambulatoriais consecutivos com SCAD para determinar a relação entre os níveis de atividade física e os resultados.

Os pacientes foram acompanhados por até cinco anos e agrupados de acordo com a atividade física autorreferida, a saber: sedentária, apenas atividade física leve na maioria das semanas, atividade física vigorosa uma ou duas vezes por semana e atividade física vigorosa três ou mais vezes por semana. O desfecho primário foi o composto de morte cardiovascular, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

O estudo encontrou pacientes que realizavam atividade física vigorosa uma ou duas vezes por semana, com o menor risco de desfecho primário (razão de risco [HR] 0,82; IC95% 0,71-0,93; P = 0,0031), tomando o grupo leve como referência. É importante notar que o exercício mais frequente não resultou em benefício adicional.

O estudo também descobriu que a morte por todas as causas, a morte cardiovascular e o derrame ocorreram com menos frequência em pacientes que realizam atividade física vigorosa uma ou duas vezes por semana. A taxa de infarto do miocárdio foi comparável entre os quatro grupos.

Referências: Biscaglia S, Campo G, Sorvetes E, Ford I, Fox KM, Greenlaw N et al; em nome dos investigadores do CLARIFY. Relação entre atividade física e resultados a longo prazo em pacientes com doença arterial coronariana estável. Eur J Prev Cardiol. Publicado online em 26 de setembro de 2019. DOI: 10.1177 / 2047487319871217


Comentários

Responder
Engraça Neta Pedrosa de Souza
14 Jan 2020
Gostaria de receber mais informações diz a respeito da saúde