Central de Notícias

Tópicos

Infectologia

SARAMPO

O alerta surge em meio ao crescente número de casos de sarampo em todo o mundo.
As autoridades alertaram que os Estados Unidos podem perder seu status de eliminação do sarampo se o atual aumento dos casos continuar.
Novos dados publicados pelos Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos EUA mostram que 971 casos de sarampo foram registrados nos EUA nos primeiros cinco meses do ano. A figura representa o maior número de casos nos EUA desde 1994, quando foram relatados 963 casos para todo o ano.
Em um comunicado, o diretor do CDC, Dr. Robert Redfield, destacou como os surtos ocorridos em Nova York e no condado de Rockland, em Nova York, continuaram por quase oito meses. “Se esses surtos continuarem durante o verão e o outono, os Estados Unidos poderão perder o status de eliminação do sarampo. Essa perda seria um grande golpe para a nação e eliminaria o trabalho duro feito por todos os níveis de saúde pública”, disse ele.
Na semana passada, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (CEPCD) também alertou que o sarampo representa uma "séria ameaça transfronteiriça" na União Européia / Espaço Econômico Europeu. Embora se considere que a maioria dos Estados-Membros interrompeu a transmissão endêmica, o CEPCD afirmou que o restabelecimento da transmissão nesses estados é possível.

Referências: Centers for Disease Control and Prevention. U.S. measles cases in first five months of 2019 surpass total cases per year for past 25 years . 30 May 2019.
European Centre for Disease Prevention and Control. Risk Assessment: Who is at risk of measles in the EU/EEA? 28 May 2019.


Comentários

Responder
Francisco
05 Ago 2019
Com a falta de investimentos na atenção primária da saúde, sucateamento da saúde, corrupção, desvios de recursos públicos, grupos antivacinas. Desencadeou as baixas coberturas vacinais nas Américas.