Central de Notícias

Tópicos

Notícias gerais

Terapêutica com testosterona para mulheres

Nova orientação sobre a utilização da terapêutica com testosterona para mulheres: único consenso internacional baseado em evidências sobre o tópico.

As recomendações estão incluídas numa nova declaração de posição, que foi aprovada pela Sociedade Internacional de Menopausa, pela Sociedade de Endocrinologia, pela Sociedade Europeia de Menopausa e Andropausa, pela Sociedade Internacional de Medicina Sexual, pela Sociedade Internacional para o Estudo da Saúde Sexual Feminina, pela Sociedade Norte-Americana de Menopausa, pela Federação Latino-americana das Sociedades de Climatério e Menopausa, pelo Colégio Real de Obstetras e Ginecologistas, pela Sociedade Internacional de Endocrinologia, pela Sociedade de Endocrinologia da Austrália e pelo Colégio Real de Obstetras e Ginecologistas da Austrália e da Nova Zelândia.

As principais recomendações incluem:

A única indicação baseada em evidências para a utilização de testosterona em mulheres destina-se ao tratamento de mulheres pós-menopáusicas que tenham sido diagnosticadas como tendo distúrbio/perturbação de desejo sexual hipoativo (hypoactive sexual desire disorder, HSDD) após avaliação biopsicossocial formal.

O nível total de testosterona no sangue não deve ser utilizado para diagnosticar o HSDD.

O tratamento só deve ser feito com formulações que alcancem concentrações sanguíneas de testosterona que se aproximem das concentrações fisiológicas pré-menopáusicas.

Uma vez que, atualmente, não há nenhum produto aprovado para mulheres, as formulações para homens podem ser utilizadas em doses femininas; as concentrações de testosterona no sangue têm de ser monitorizadas.

Recomenda-se precaução na utilização de testosterona em mulheres com câncer da mama.

Referências: Davis SR, Baber R, Panay N, Bitzer J, Cerdas Perez S, Islam RM, et al. Global Consensus Position Statement on the Use of Testosterone Therapy for Women. J Clin Endocrinol Metab. Published 2 September 2019. Doi: 10.1210/jc.2019-01603


Comentários

Responder
LUCIA MARIA
14 Nov 2019
estou cada dia mais sem acreditar no que as pessoas querem fazer pra terem um corpo perfeito, vejo mulheres lindas e homens também fazendo uso só pra ficar malhadão, sem minima noção do que estão fazendo.
Responder
Arilma Dantas de Souza Cunha
12 Nov 2019
Responder
Rembert Magri
12 Nov 2019
Parabéns pela lembrança do tema! Atual e controverso! Devemos estabelecer doses? E sobre as formulações magistrais? Fica as perguntas para próxima abordagem ! Obrigado!