Central de Notícias

Tópicos

Endocrinologia

Tratamento Hipotireoidismo Subclínico

   Compartilhar notícia

As recomendações publicadas no mês passado referiam que a maioria dos adultos com hipotireoidismo subclínico não requerem tratamento hormonal.

A Sociedade de Endocrinologia (SfE - Society for Endocrinology) e a Associação Britânica da Tireoide (British Thyroid Association, BTA) contestaram as recomendações feitas numa nova diretriz de prática clínica relativa ao tratamento do hipotireoidismo subclínico (HSC). 

As diretrizes, publicadas no mês passado no periódico BMJ, desaconselham a utilização de hormônios da tiroide em “quase todos” os adultos com HSC e o painel de especialistas da diretriz salientam que as recomendações podem não se aplicar a adultos com 30 anos ou idade inferior, ou àqueles com sintomas graves. 

Contudo, numa nova declaração, a SfE e a BTA discordam desta recomendação, salientando que se baseia numa análise de 21 ensaios clínicos com apenas 2192 participantes, mais de 700 dos quais foram incluídos no que era originalmente um ensaio clínico de natureza cardiovascular (TRUST) centrado em participantes mais idosos. Referem que a diretriz “não fornece evidências suficientes, especialmente em pessoas mais jovens” para comprovar a sua afirmação.

“A SfE e a BTA estão preocupadas que estas recomendações possam influenciar os médicos de família a não tratarem doentes com hipotireoidismo subclínico, em particular os mais jovens, o que poderia fazer com que alguns não tivessem acesso a um tratamento vital caso o seu quadro clínico progredisse”, afirmaram a SfE e a BTA. 

As organizações referiram que há necessidade de estudos de maiores dimensões, que utilizem medidas mais sensíveis e considerem fatores, tais como a idade, antes de retirarem conclusões tão veementes sobre os benefícios ou desvantagens do tratamento para o HSC.

Referências: Society for Endocrinology. Society for Endocrinology & British Thyroid Association issue statement against new treatment recommendations for subclinical hypothyroidism . 29 May 2019.


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!