Central de Notícias

Tópicos

Notícias gerais

UEG 2019: dieta como tratamento para doenças intestinais

   Compartilhar notícia

A investigação foi apresentada na Semana de Gastroenterologia Europeia de 2019, em Barcelona. 

Uma nova investigação sugere que determinados alimentos podem ser associados a uma microbiota intestinal mais saudável, corroborando com a ideia de que a dieta representa uma estratégia terapêutica para doenças intestinais. 

Para o estudo, os investigadores dos Países Baixos investigaram o efeito de 160 fatores alimentares na microbiota intestinal em quatro coortes, englobando a pop-ulação geral e doentes com doença de Crohn, retocolite ulcerativa e síndrome do intestino irritável. Foi colhida uma amostra de fezes e um Questionário de Fre-quência Alimentar de cada participante. 

O estudo identificou 61 alimentos associados a populações microbianas e 49 cor-relações entre padrões alimentares e grupos microbianos. 

Verificou-se que uma dieta à base de vegetais foi associada a um aumento da quantidade de bactérias produtoras de ácidos graxos de cadeia curta (short chain fatty acid, SCFA) e com vias envolvidas na biossíntese de vitaminas e aminoáci-dos. Vinho tinto, leguminosas, vegetais, frutas, cereais, peixe e frutos secos foram associados a uma maior abundância de bactérias com funções anti-inflamatórias. Entretanto, uma ingestão mais elevada de carne,fast-food ou açúcar refinado foi associada a um decréscimo nas funções bacterianas benéficas e a um aumento nos marcadores inflamatórios. 

Laura Bolte, investigadora principal, afirmou que os resultados indicam que a die-ta irá, provavelmente, tornar-se uma linha de tratamento de doenças do intestino. 

Referências: Bolte L, Vich Vila A, Imhann F, Collij V, Peters V, Fu J, et al. Towards anti-inflammatory dietary recommendations based on the relation between food and the gut microbiome composition in 1423 individuals. Presented at UEG Week Barcelona 2019. 19 - 23 October 2019. Barcelona, Spain. Abstract number: OP052. 

United European Gastroenterology. Plant-based foods and Mediterranean diet associated with healthy gut microbiome, research reveals . 21 October 2019.


Comentários

Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar!